Uma das maiores dúvidas de quem quer se tornar um ator ou atriz é o DRT! DRT o que é? Para que serve? Guia definitivo! Vou tentar neste post colocar todos os detalhes para você entender de uma vez por todas tudo sobre DRT artístico.

O que significa a Sigla DRT?
Nada melhor do que começar explicando o que significa esta sigla DRT. Bom, DRT vem da abreviatura de Delegacia Regional do Trabalho, que é um departamento publico que faz parte do ministério do trabalho.
A sigla nada tem haver a fundo com a atividade artística e sim representa a instituição responsável pela fiscalização e emissão da “comprovação” de que aquela pessoa é um ator/atriz profissional. Aqui para deixar claro é bom lembrar que a Delegacia Regional do Trabalho é quem emite os “registros” profissionais de centenas de profissões ligadas ou não a cultura das mais variadas.
Ela foi constituída em 1957 através do decreto nº 41.478 que retirei um trecho do primeiro parágrafo que segue:
Art. 1º As Delegacias Regionais do Trabalho (D.R.T.), do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a que se refere o Decreto-lei nº 2.168, de 6 de maio de 1940, são diretamente subordinadas ao Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio e têm por finalidade orientar, executar e fiscalizar, na esfera de sua jurisdição própria, o exato cumprimento das leis de proteção do trabalho, bem assim outros encargos de órgãos do aludido Ministério, que lhes sejam legalmente conferidos.
Portanto DRT é a abreviação de Delegacia Regional do Trabalho, não tendo nada correlacionado com o meio artístico, mas calma vamos falar mais sobre isso…
DRT de atores e atrizes quando surgiu?
Não se sabe ao certo quando a categoria começou a utilizar o termo DRT para simbolizar o registro profissional de ator/atriz no Brasil, mas o fato é que o termo pegou e todo mundo utiliza, logo vamos seguir a boiada e utilizar ele aqui também, mas agora que você sabe podemos chama-lo de “DRT Artístico” assim diferenciando um pouco da D.R.T. abreviação da Delegacia Regional do Trabalho.
Como tirar o DRT artístico?
Respondendo agora a questão do século, existe duas formas de “tirar” ou receber o seu “DRT Artístico”, a primeira é através de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC como faculdades de artes cénicas ou curso profissionalizantes, estes que podem levar de 3 a 6 anos conseguem emitir um certificado para que você dê entrada no “registro” através da delegacia regional do trabalho ou Ministério do Trabalho e Emprego.
A segunda e muito conhecida é através do SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões), presente em vários estados os SATED [clique aqui pra ver todos] de acordo com o seu próprio estatuto, parágrafo terceiro [clique aqui para ver o estatuto] é constituído para fins de defesa e representação legal da categoria profissional dos trabalhadores em artes cênicas, audiovisuais, radiodifusão, internet, tv acabo, bem como outras mídias alternativas a serem criadas e outros meios de arte, cultura, entretenimento e comunicação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus associados, em geral.
Ele é responsável por dar o respaldo, ser o sindicato do ator/atriz, por isso, auxilia no processo para tirar a DRT, onde o ator/atriz pode fazer cursos livres e trabalhos no meio artístico assim acumulando horas e passando por algumas avaliações no próprio SATED o artista consegue tirar o DRT via SATED.
A partir de que idade ou quando devo tirar a DRT?
Essa é uma questão que gera muita controversa no meio artístico, uns falam que é obrigatório e eu já tenho um outro ponto de vista que vou detalhar aqui para você a fins de você compreender por que eu não aconselho focar nisso se você está no começo de carreira e ainda não tem previsão de contrato com uma grande emissora para os próximos dias, rs… Mas a idade mínima para ter a DRT é 16 anos, acompanhando a idade mínima para trabalhar de acordo com a legislação brasileira.
Se pensa em ser ou estou começando como Ator/Atriz o que devo fazer?
Quando iniciamos na carreira de ator/atriz temos que focar em aprender as habilidades e isso não é o suficiente, você também precisa de um DRT? Certo? Errado, você além de aprender as habilidades cênicas precisa também aprender a descobrir as oportunidades do meio artístico, ser ator/atriz não é como um trabalho comum que você acha vagas em sites de emprego ou recortes de jornal, e eu tento sempre falar sobre isso, É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ QUE SONHA EM SE TORNAR UM ATOR E ATRIZ aprenda como criar e encontrar as suas oportunidades e o que o DRT tem haver com isso?
Bom, depois de anos atuando no meio artístico pude perceber que a maioria das oportunidades não exigem DRT e até mesmo para você conseguir o DRT, se não for pela faculdade, você terá que ter horas e mais horas de experiência e esta é a maior prova que VOCÊ NÃO PRECISA TER DRT PARA ALCANÇAR TRABALHOS NO MEIO ARTÍSTICO, agora caso você seja contratado por uma grande emissora para um personagem fixo e esta exigir o drt, ai sim, você pode avaliar e ir em busca deste registro, até lá se preocupe em acumular conhecimento e experiência, pois é isto que fará a diferença no final.
Quer aprender mais? Acompanhe nosso blog [clicando aqui]!
Por favor deixe seu comentário com dúvidas, informações, criticas e elogios, tentaremos responder todos!